Últimas Notícias

Montes Claros é uma das cidades a contar com projeto “Revelando Patrimônio ” em 2018

Montes Claros é uma das cidades a contar com projeto “Revelando Patrimônio ” em 2018

Montes Claros, Betim, Itaúna, Divinópolis e Patrocínio. Essas cinco cidades mineiras vão participar, pelo segundo ano, do Revelando Patrimônio, iniciativa que integra o projeto Conexão Comunidade desenvolvido pela VLI. Professores e estudantes de escolas públicas serão instigados a conhecerem o conceito de patrimônio e redescobrirem suas cidades.

Montes Claros é uma das cidades a contar com projeto "Revelando Patrimônio " em 2018
Montes Claros é uma das cidades a contar com projeto “Revelando Patrimônio ” em 2018

 

Na primeira fase, prevista para este semestre, os profissionais recebem capacitação sobre como desenvolver o tema patrimônio em sala de aula. No ano passado, 43 escolas participaram. Depois, os professores criam projetos para os alunos atuarem. A atividade pode contemplar a pesquisa de um imóvel histórico ou de uma festa típica, por exemplo. Após a fase de pesquisa cada turma desenvolve uma mostra a ser apresentada para toda a comunidade. “Estamos muito satisfeitos em contar com essas cidades em 2018. O retorno da primeira edição foi positivo e esperamos contribuir ainda mais para promover o conhecimento sobre as localidades e estimular a cidadania”, destaca Maria Clara Fernandes, gerente de Responsabilidade Social.

O Revelando o Patrimônio é uma iniciativa da VLI realizado pela Compreender, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura, Prefeituras e entidades locais de cada município.

Escolas participam de entrega dos catálogos 2017

A partir desta semana, os educadores das instituições participantes estão convidados para uma mesa redonda e a entrega dos catálogos do Revelando Patrimônio 2017. A publicação reúne artigos elaborados pelos professores e uma apresentação sobre a iniciativa. “É um momento para consolidar o aprendizado do primeiro ano e trocar experiências de olho na nova edição”, afirma a gerente.

Amanhã será a vez das escolas de Montes Claros conhecerem o conteúdo. As cidades de Divinópolis, Betim e Itaúna já receberam o catálogo. Ainda essa semana, a entrega em Patrocínio encerra esse ciclo.

Sobre o projeto

No Conexão Comunidade, alunos de várias escolas localizadas em cidades onde a VLI atua aprendem técnicas de fotografia, comunicação e mobilização social. As peças produzidas têm como tema central o protagonismo juvenil e a conexão com temas que promovam a cidadania, como o patrimônio histórico, sustentabilidade e segurança nos trilhos.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.