Inicio » Nacional » Comissão externa de Brumadinho realiza nova audiência pública nesta quinta

Comissão externa de Brumadinho realiza nova audiência pública nesta quinta

Comissão externa de Brumadinho realiza nova audiência pública nesta quinta

comissão externa, sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) promove, nesta quinta-feira (21), mais uma audiência pública. A tragédia ocorreu no dia 25 de janeiro e até o momento 169 mortes foram confirmadas. Segundo a Defesa Civil, 141 pessoas continuam desaparecidas.

O debate foi proposto pelo coordenador do colegiado, deputado Zé Silva (SD-MG).
O debate foi proposto pelo coordenador do colegiado, deputado Zé Silva (SD-MG).

 

O debate foi proposto pelo coordenador do colegiado, deputado Zé Silva (SD-MG). “A realização das audiências públicas é uma oportunidade para a discutir o modelo de construção, fiscalização e monitoramento das barragens de rejeitos de mineração, propondo melhorias para o setor mineral de nosso país, que consigam reduzir a possibilidade de ocorrência de desastres como o de Brumadinho”.

A comissão já ouviu o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e órgãos de fiscalização de barragens. O presidente da mineradora disse aos deputados que a companhia foi surpreendida e até hoje não sabe o que causou o derramamento de rejeitos de minérios. Já os especialistas apontaram que um dos gargalos da fiscalização está no modelo que permitiu a mineradora Vale contratar diretamente a empresa responsável pelas inspeções e laudos de segurança de suas barragens.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
– o procurador da República e coordenador da Força-Tarefa de Brumadinho, José Adércio Leite Sampaio;
– o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves;
– o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Joel Krüger;
– o presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg Ribeiro de Freitas; e
– representante do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 2.

COMISSÃO EXTERNA DESASTRE DE BRUMADINHO – Reunião Deliberativa Ordinária (19/02/2019)

Convidados

ALEXANDRE VIDIGAL DE OLIVEIRA,

Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia;

(Req. 11/19) – (confirmado)

VICTOR HUGO FRONER BICCA,

Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração;

(Req. 11/19) – (confirmado)

OSCAR CORDEIRO NETTO,

Diretor da Área de Regulação da Agência Nacional de Águas;

(Req. 11/19) – (a confirmar)

URIEL DE ALMEIDA PAPA,

Secretário de Infraestrutura Hídrica, de Comunicações e de Mineração do Tribunal de Contas da União;

 (Req. 11/19) – (confirmado)

JONATAS SOUZA DA TRINDADE,

Presidente Substituto do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis
e Diretor de Licenciamento Ambiental. (Req. 11/19) – (confirmado)

(Requerimento 11/19, do Deputado Zé Silva)

Deliberação de requerimentos.

REQUERIMENTO Nº 13/19
– requer a realização de Audiência Pública com especialistas para debater aspectos relativos ao desastre de Brumadinho.

Resultado

  • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 14/19
    – requer a realização de debate público no Município de Congonhas, para debater os riscos do rompimento da barragem Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e realização de visita técnica.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 15/19
    – requer a realização de debate público nos Municípios de Barão de Cocais para debater os riscos do rompimento da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco – da Vale e reparação integral dos danos causados à população.

    Resultado

    • Aprovado, com aditamento do Dep. Padre João, para incluir a cidade de Itabira sobre a barragem de Itabira do Sul.

  • REQUERIMENTO Nº 16/19
    – requer a realização de Visita Técnica e Reunião com Autoridades e Sociedade Civil Organizada para discutir sobre as condições de Segurança de Barragens nas cidades de Paracatu, Itabira, Barão de Cocais e Congonhas em Minas Gerais.

    Resultado

    • Aprovado, com o aditamento do Dep. Leonardo Monteiro para incluir a cidade de João Monlevade.

  • REQUERIMENTO Nº 17/19
    – requer a realização de visitas em loco da COMISSÃO EXTERNA DESASTRE DE BRUMADINHO – CEXBRUMA/MG para averiguar a situação das barragens de Água Fria e A1 em Oriximiná no Estado do Pará.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 19/19
    – solicita que seja realizada Audiência Pública para debater sobre os Estudos dos Impactos Ambientais na área afetada e no Rio Paraopeba, independentes.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 20/19
    – requer que seja incluída a ONG SOS Mata Atlântica no Requerimento nº 02/2019 da deputada Áurea Carolina, já aprovado por esta Comissão.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 21/19
    – requer que sejam solicitadas à Polícia Civil e ao gabinete de crise da cidade de Brumadinho-MG, as seguintes informações:a) lista com o nome de todos os/as funcionários/as, diretos e terceirizados, da Mineradora VALE S.A, presentes no local no momento do rompimento da barragem;
    b) relação das famílias residentes na área de salvamento da Mina do Córrego do Feijão.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 22/19
    – requer que sejam solicitadas informações acerca do impacto econômico e financeiro causado pelo desastre de Brumadinho.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 23/19
    – requer que sejam solicitadas ao Governo do Estado de Minas Gerais e do Município de Brumadinho (MG) informações sobre os gastos públicos decorrentes da tragédia ocorrida na Mina Córrego do Feijão, operada pela empresa Vale

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 24/19
    – requer a realização de Mesa Redonda na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás para debater a situação das barragens do Estado.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 25/19
    – requer a realização de Audiência Pública com o Sr. Germano Luiz Gomes Vieira Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD; Ten Cel PM Flávio Godinho Pereira Coordenador Adjunto da Coordenadoria Estadual De Defesa Civil – CEDEC/Mg; Delegado Wagner Pinto de Souza Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais – PCMG; Luiz Augusto Pessoa Nogueira Delegado da Polícia Federal- DPF; Geraldo Emediato Procurador do Ministério Público do Trabalho – MPT; Gerente Regional da Agência Nacional de Mineração em Minas – ANM, Jânio Alves Leite; representante do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG; representante do Movimento por Atingidos por Barragens – MAB.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 26/19
    – requer a realização de Audiência Pública com especialistas para debater aspectos relativos ao desastre de Brumadinho e a segurança de outras barragens.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 27/19
    – requer seja encaminhado às Presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal pedido para que elas façam reunião com a Comissão Externa destinada a fazer o acompanhamento e fiscalizar as barragens existentes no Brasil e, em especial, acompanhar as investigações relacionadas ao rompimento em Brumadinho-MG.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 28/19
    – requer seja submetido à apreciação desta Comissão Externa solicitação a ser encaminhada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 29/19
    – requer seja submetido ao plenário desta Comissão Externa o encaminhamento de Requerimento ao Ministro de Minas e Energia para que solicite à Agência Nacional de Mineração – ANM, e esta, às empresas responsáveis, para que sejam apresentados, em caráter emergencial, os laudos de estabilidade de todas as barragens construídas ou alteadas pelo método a montante, em operação ou em descomissionamento, bem como, de todas as barragens classificadas como de alto dano potencial associado.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 30/19
    – requer a realização de visitas em loco da COMISSÃO EXTERNA DESASTRE DE BRUMADINHO – CEXBRUMA/MG para averiguar a situação na Barragem da Hydro Alunorte em Barcarena no Estado do Pará.

    Resultado

    • Aprovado

  • REQUERIMENTO Nº 31/19
    – requer seja submetido ao plenário desta Comissão Externa o encaminhamento de Requerimento ao Presidente da Vale S.A. Fabio Schvartsman, para que apresente, imediatamente, laudo de estabilidade da barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, distrito de Macacos, em Nova Lima MG.

    Resultado

    • Aprovado

 

 

Assista ao Vídeo:

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *