SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Últimas » MG – Convivência com o Semiárido é tema de Encontro em Araçuaí

MG – Convivência com o Semiárido é tema de Encontro em Araçuaí

MG – Convivência com o Semiárido é tema de Encontro em Araçuaí

MG – Nos dias 21 a 23 de agosto, será realizado o Encontro Estadual da Articulação no Semiárido Mineiro – ASA Minas, em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha. O Encontro marca os 20 anos de construção de estratégias de convivência com o Semiárido e pauta importantes debates no campo da soberania e segurança alimentar, acesso à água, educação no campo, acesso ao mercado, garantia da agrobiodiversidade e respeito às comunidades tradicionais.

MG - Convivência com o Semiárido é tema de Encontro em Araçuaí
MG – Convivência com o Semiárido é tema de Encontro em Araçuaí

 

A programação do Encontro ainda conta com debates sobre a conjuntura e olíticas públicas de Convivência com o Semiárido, com a participação de gestores públicos, e também com visitas as experiências, que refletem as transformações que os programas da ASA trouxeram para a vida de milhares de famílias do campo.

Além das organizações, que fazem parte da rede, e parceiros ao todo o Encontro reúne em Araçuaí mais de 100 agricultores e agricultoras do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Nesses 20 anos de trajetória, muitas mãos vêm construindo a Articulação no Semiárido Mineiro e é através da união de organizações, movimentos e participação popular que têm se descontruído a narrativa de combate à seca, que por muitos anos levou milhares de famílias a deixarem suas terras por acreditarem que não era possível conviver com o clima e que o Semiárido é local inabitável. Hoje a realidade é outra e cada vez mais se afirma:  “É no Semiárido que a vida pulsa, é no Semiárido que o povo resiste”.

ASA Minas 

A Articulação no Semiárido Mineiro é uma rede integrante da ASA – Brasil. Formada por organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de pequenos produtores rurais, de mulheres e outros movimentos da sociedade civil organizada, visa o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida e a melhoraria da qualidade de vida de suas populações.

A ASA Minas promove o acesso para consumo e produção, através das tecnologias de captação de água de chuva,  desenvolve ações e estratégias de fortalecimento do protagonismo social dos agricultores e agricultoras familiares e vem estimulando a autonomia das famílias, como também a produção agroecológica no Semiárido e a produção agroecológica no Semiárido.

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)
 

Um comentário

  1. Cada ano que passa a situação fica mais difícil. Se os órgãos públicos que compete a preservação nao tomarem providência,as coisas vao ficar poetas. A copasa so sabe capitar os recursos idricos e vender para o povo por um preço exorbitante. Mais fazer alguma coisa para preservar a natureza ela nao faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *