Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas tem grande potencial para Energia Eólica

Norte de Minas tem grande potencial para Energia Eólica

Norte de Minas tem grande potencial para Energia Eólica

Norte de Minas – A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Norte Minas realizaram um encontro entre empresários e uma empresa francesa de energia eólica,  na manhã dessa terça-feira, dia 03 de março. 

Norte de Minas tem grande potencial para Energia Eólica
Norte de Minas tem grande potencial para Energia Eólica

 

“O tema faz parte do planejamento estratégico da ADENOR para os próximos 2 anos e fomentar o investimento em energia renovável é uma de nossas metas”, explica Alexandre Pires Ramos, presidente da Agência. “Em breve, teremos a criação de um centro de estudos junto com Fundetec para desenvolver oportunidades de negócios e capacitação de profissionais nesta cadeia produtiva”.

Dr Newton Figueiredo, presidente da ACI, completa que “a ACI apoia todas as iniciativas que visem o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas e é de suma importância conhecermos o que temos a explorar nas ernergias renováveis”.

 Vitor Braga é engenheiro e atua no mercado de energia fotovoltaica. Estamos com um projeto de ampliação nas nossas usinas e viemos conhecer mais possibilidades de crescimento. Quem estar no ramo precisa buscar novidades e novas propostas. Entramos no negócio atrasados por não ter acreditado no potencial do Norte de Minas. E muitas pessoas estão perdendo a chance de investimento por desinteresse, por achar que é algo distante de nossa realidade. Hoje sabemos que é possível, o norte-mineiro tem uma certa descrença na região, mas isso está mudando. Nossa empresa por exemplo, está atenta a tudo que se relaciona a energia renovável. Mesmo sem trabalhar diretamente com a energia eólica, podemos vir a ser parceiros”, pontua.

 A apresentação dos dados sobre a energia eólica foi feita por Cassio Reigado, diretor da sucursal no Brasil da Vergnet. A multinacional francesa atua na entrega de soluções renováveis, incorporando energia eólica, solar e híbrida. Fundada em 1989, a Vergnet tem mais de 25 anos de experiência e mais de 900 turbinas eólicas instaladas.

“Sabemos que existe alternativa tecnológica para a energia renovável e o Norte de Minas está começando a descobrir a energia eólica e/ou a híbrida com a parte solar. Este potencial enorme pode se traduzir em negócios muito bons para os empresários locais. E isto deve ser feito através de um levantamento perfeito da área, de forma evolutiva, a exemplo de outros países. Iniciativas que facilitem a execução de políticas públicas, como bombear água de poços para comunidades rurais são ações que o BNDS já está propondo”, revela.

O Banco do Nordeste também oferece capital para empreendimentos com energia eólica a juros de 4,41% ao ano. O custo para instalar este tipo energia é mais caro inicialmente em compracção com a fotovoltaica, mas produz mais energia ao longo do tempo, cujo índice pode chegar a 50% a mais no kw/h, dependendo da velocidade do vento.

Cassio reitera que “há áreas bem interessantes por aqui, com excelente índice de produtividade, como Janaúba, Grão Mogol e o entorno de Montes Claros, com uma média de 7 a 8,5 metros por segundo, que dá um retorno muito bom. Mas há de se fazer um estudo mais apurado no local, para a instalação, observando árvores e montanhas”.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *