Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

Curso Instalador Energia Solar

Coluna do Edson Andrade – Tempestade cerebral

Coluna do Edson Andrade – Tempestade cerebral

A expressão do inglês “Brainstorm” traduzida por tempestade cerebral, tempestade mental ou de ideias é termo utilizado nas artes, na economia e em diversificadas atividades do fazer humano. Significa, em termos práticos e aplicáveis, o momento em que a inteligência supera toda forma de inércia, em benefício de uma atividade cerebral e do emprego de nossos neurônios, carregados de energia psíquica, diferentemente da energia catexial, muito mais específica (ideia, imagem, objeto, pessoa, lembrança) de natureza libidinal, na cátedra da Psicanálise.

                        Encontro-me em brainstorm. Há muito, e em consequência do isolamento social resultante do pavor ao Sars Cov 2, venho exercitando essa energia cerebral em desfavor do discurso e favorável ao texto escrito. As produções são diversas. Sábado último, no interstício de uma hora, produzi dois poemas ao estilo Simbolista, carregado de imagens sinestésicas. Um solitário exemplo:

                                                              VELEJAR

            VENCIDA NEGRA E SEPULCRAL VIGÍLIA

            NESSE LAMENTO QUE A VIDA RECLAMA

            VINDE TODOS EM DESENHO DE FAMÍLIA

            RESGATAR NO AMOR SOLIDÁRIA CHAMA.

            EIS RENASCER NO TEMPO A ALEGRIA

            APÓS MORTE VELEJAR NOSSA GRANDEZA

            DESFIGURAR ESSA RIGIDEZ SOMBRIA

            REDESENHAR PROVERBIAL BELEZA.

            VINDE AGORA, MUNDO EM IGUALDADE!

            IRMÃO SOLIDÁRIO E ALTRUÍSTA

            JUNTOS REVELAR VALOR E LEALDADE

            SINGRAR MAR REVOLTO DE CONQUISTA.

                                    A proposta seria estabelecer sentimento de expectativa face ao futuro, após pandemia, como que proposição objetivando redesenhar nossas atividades, esperanças e realizações no plano concreto, presente, e em todas as alvoradas do que restou de nossas vidas. Há muito por vir, mas, haverá, verdadeiramente, um “porvir”?

                                    No embalo de todos os ainda inebriantes sonhos, eis ocupar o ócio com o melhor de nossa criatividade. Muitos publicam vídeos musicais, palestras filosóficas adequadas ao momento cinéreo, declamação de poemas longos e necessários, ludicidades para a melhor prática de aprender a viver-se em lar, práticas esportivas, mensagens chorosas pelas perdas incontáveis de nossos irmãos e, infelizmente, protagonizando ações odiosas de infinitas produções fake News.

                                   O humano ser é essa receita de amor e ódio manifestada e digna de análises profundíssimas de sua psique.  Nosso brainstorm precisa, urgentemente, ser direcionado à prática de obras úteis, servíveis ao saber intelectual e à prestação de consequências positivas, humanas, necessárias ao locupletamento dos entes vizinhos, sobretudo em seus momentos de absoluta limitação.

Edson Andrade
Edson Andrade

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)