Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Colunistas » Edson Andrade

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade

Edson Andrade
Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – Não mais que de repente

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – Não mais que de repente O romantismo habita em todos nós. Quando negado, somos traídos pela lágrima furtiva ou pelo gesto improvável.  Quem, dentre nós, já não cantarolou sonetos derramados e musicados do poeta Vinícius de Moraes, quando, em versos, sentenciava: “E que seja eterno enquanto dure”? Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro …

Leia Mais »

Coluna do Edson Andrade – Psicanálise: Em busca do equilíbrio emocional

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – Psicanálise: Em busca do equilíbrio emocional No princípio, era a histeria e o delírio. Longe de entender sintomas de desequilíbrio emocional, o Século XIX foi povoado de experimentos médicos pelas tentativas de cura de uma suposta histeria que acometia, principalmente, as mulheres. As perquirições evoluíram com Jean Martin Charcot que, em Paris, experimentava, com algum …

Leia Mais »

Coluna do Edson Andrade – Estamos em guerra

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – Estamos em guerra “Você não tem controle de suas ações”, diria Sigmund Freud. A prática humana comprova o desequilíbrio entre o que deveria ser racional e (paradoxalmente) humano, quando nossos aparatos bélicos nas mãos é resultado de uma complexidade freudiana relacionamentos nos conduzem aos (nem sempre) inelutáveis litígios. O que nos coloca insuspeitável, no plano …

Leia Mais »

Coluna do Edson Andrade – De volta à estaca sonho

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – De volta à estaca sonho E eis que no ocaso do calendário novo tempo se avizinha. Melhor o suporte das imagens poéticas pela obtenção dos objetivos do que aventurar-se na aridez dos sonhos.                         O chronos acelerou os ponteiros dos relógios para que pudéssemos, uma vez e objetivando o sempre, reabastecer nossas energias de esperanças, …

Leia Mais »

Coluna do Edson Andrade – Somos todos dependentes

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – Somos todos dependentes De todas as palavras do elucidário em língua portuguesa, o termo “equilíbrio” tem ocupado a base do meu pensamento em literatura e algum estudo científico em Psicologia. Estudante esforçado da Psicanálise a partir de Sigmund Freud, Jean Martin Charcot, Carl Gustav Jung e outros, não raramente perscruto mentes ao meu redor – …

Leia Mais »

Coluna do Edson Andrade – Ser Micro, Universo Macro

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – Ser Micro, Universo Macro No longínquo ano de 1608, o fabricante de óculos Hans Lippershey, holandês, inventou uma espécie de telescópio para fins militares. Dez anos mais tarde, o astrônomo italiano Galileu Galilei construiu seu telescópio, cuja capacidade de ampliação, na época, não era superior a nove vezes, mas já significava avanço extraordinário. Tempos depois, …

Leia Mais »

Coluna do Edson Andrade – O espelho que nos revela

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – O espelho que nos revela Qual Narciso, mergulhamos nossa aparência no espelho trágico e nos revelamos. Ali, nas sombras do que realisticamente somos, perdemos a capacidade e o equilíbrio face à inexorabilidade do tempo e nos cremos injustiçados. Porque envelhecer não é uma opção. Toda longevidade feliz está na contramão dos traços em que nos …

Leia Mais »

Coluna do Edson Andrade – O ano que já morreu

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – O ano que já morreu O esgarçamento das horas levou os dias à exaustão do material de que são feitas as semanas. Consequentemente, os meses deste ano exalaram suspiros breves e mataram o tempo célere em pó da inutilidade do relógio desenhado na poesia de Cassiano Ricardo: “Diante de coisa tão doida/conservemo-nos serenos/Cada minuto da …

Leia Mais »

Coluna do Edson Andrade – Viagem pelo Brasil

Edson Andrade

Coluna do Edson Andrade – Viagem pelo Brasil Contrastes são nossa melhor marca e açambarcam  um país em constante ebulição. Do ponto de vista de nossas belezas naturais e de vocação turística, melhor viajar. E explorar, literalmente, o que de melhor temos pela constatação urgente do que ainda é preservado. Na contramão das altas temporadas pelas praias brasileiras, a região …

Leia Mais »

Coluna do Edson Andrade – Aposentar-se e morrer

Edson Andrade

Tenho muito medo. Após 45 anos de estado, 25 de professor, 35 como jornalista, 26 nas ondas do rádio e 15 como advogado, cheguei aos 146 anos de idade laboral. Tenho muito medo, eu repito, já que o espelho denuncia minha tentativa de morrer para a esperança. Ali, minha imagem refletida desnuda uma ausência de coragem. E não mais sou a tenacidade que forjou o sonho, açoitado que sempre fui pela vergasta de uma vida cuja origem tem o filme de um homem jovem, negro, deitado em uma urna funerária. Era meu pai, vítima do descarrilamento que o matou para a orfandade de oito, no longínquo inverno de 1961, imagem impossível de apagar, até que minhas luzes sejam enegrecidas pela dor inelutável.

Leia Mais »