Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Prática de esportes ao ar livre durante a quarentena

Prática de esportes ao ar livre durante a quarentena

Praticar atividade física é importante para evitar o estresse durante a quarentena e fortalecer o corpo contra os efeitos do COVID-19. O exercício ao ar livre pode ser realizado, porém exige respeito ao distanciamento social e cuidados de higiene. Caminhada, corrida e bicicleta estão entre as opções disponíveis. 

Prática de esportes ao ar livre durante a quarentena Credito: Istock Getty Images
Prática de esportes ao ar livre durante a quarentena Credito: Istock Getty Images

 

Em meio a pandemia de COVID-19 surge entre a comunidade médica e a sociedade como um todo a preocupação com a saúde física e mental da população. A quarentena, medida tomada para evitar que a doença se alastre, possui efeitos cruéis sobre a mente e o corpo das pessoas em geral, podendo piorar maus hábitos como o sedentarismo e o etilismo e causar sintomas de depressão e ansiedade.

A prática de atividade física possui diversos efeitos benéficos: fortalecimento do sistema imunológico, combate ao sobrepeso e à obesidade – fatores de risco para o COVID – e controle de doenças crônicas, como hipertensão arterial e  diabetes. Além disso, a prática ao ar livre tem papel importante na redução do estresse, que pode levar à diversos transtornos mentais e ao consumo de álcool, cigarro e alimentos processados.

Respeito às autoridade e bom senso

Para evitar piora no quadro das contaminações estados e municípios criam suas próprias regras de distanciamento baseadas na situação local. Por isso, é necessário que aqueles que desejam se exercitar procurem saber a legislação em vigor no local em que moram e respeitar as orientações. A atividade física não deve ser utilizada como pretexto para romper o isolamento proposto pelas autoridades.

Caso o exercício ao ar livre seja permitido é necessário tomar algumas precauções recomendadas por médicos, como por exemplo da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Os esportes coletivos não são recomendados de forma alguma, de forma que prática individual deve ser priorizada. É preciso manter o distanciamento social de ao menos dois metros, evitar aglomerações ao máximo e cuidar da higienização, principalmente ao voltar para casa.

Esportes que podem ser praticados ao ar livre

  • Treino funcional: Para quem já está acostumado a exercícios de alta intensidade a quarentena pode gerar grande desconforto. No entanto, alguns exercícios praticados nas academias podem ser adaptados para realização ao ar livre, sempre utilizando o peso do próprio corpo e evitando o contato com superfícies;
  • Caminhada e corrida: Caminhadas curtas, de cerca de meia hora, trazem ajudam muito a melhorar o estado mental e são muito indicadas para quem está iniciando na prática da atividade física. A corrida possui efeitos semelhantes, porém tem nível de exigência maior e está mais indicada para quem já se exercita;
  • Ciclismo: Andar de bicicleta trabalha os músculos e tem bons efeitos sobre a força muscular, especialmente em membros inferiores. Existem diversos grupos de ciclismo em várias cidades, no entanto esses devem ser evitados durante a quarentena. Pedalar individualmente e respeitando as regras de distanciamento é uma boa alternativa para exercício.

Respeitadas as regras de distanciamento, essas práticas auxiliam a manutenção da saúde durante a quarentena.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *