Últimas Notícias

Montes Claros – CIMAMS realiza visita técnica ao Labes2, em Salvador-BA, em busca de novas tecnologias

Montes Claros – CIMAMS realiza visita técnica ao Labes2, em Salvador-BA, em busca de novas tecnologias

Montes Claros – Prospectar novas tecnologias que tornem as atividades do Consórcio Intermunicipal da Área Mineira da Sudene – CIMAMS ainda mais ágeis e eficientes. Em busca dessas informações e serviços, que o secretário executivo Luiz Lôbo realizou uma visita técnica ao Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas – Labes2, nos dias 24 e 25 deste mês, em Salvador.

Montes Claros - CIMAMS realiza visita técnica ao Labes2, em Salvador-BA, em busca de novas tecnologias
Montes Claros – CIMAMS realiza visita técnica ao Labes2, em Salvador-BA, em busca de novas tecnologias Foto: Ascom CIMAMS

 

Na oportunidade, o represente do consórcio conheceu e conversou com a equipe de pesquisadores sobre os recentes avanços em soluções computacionais para o setor público.

O Labes2 localiza-se no Parque Tecnológico da Bahia e atua justamente na interface entre academia, setor público e setor privado, com ênfase em soluções para cidades digitais.

O Labes2 opera junto ao Centro de Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial – PRAIA.IA , uma grande rede de instituições de pesquisas e empresas da região Nordeste, que funcionam como um centro de pesquisa pré-competitiva e inovação aberta em Inteligência Artificial (IA). Através do Labes2, o PRAIA.IA atua como um hub de integração entre o governo, o mercado e a academia visando aumentar a competitividade das empresas, criar novos negócios e melhorar a eficiência dos governos, explorando também o potencial de formação de capital humano para a economia do futuro focada em serviços digitais distribuídos.

Lôbo disse que um dos projeto que mais chamou atenção foi o Espaço Inovar – Laboratório Vivo para Cidades Digitais, um espaço implantado pelo Labes2 no Parque Tecnológico da Bahia, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, que serve de showroom para demonstração de aplicações que podem ser adotadas em cidades de pequeno e médio porte.

Uma das aplicações demonstradas ao secretário do Consórcio foi o SIPUB, uma solução automatizada de gestão e monitoramento de iluminação em municípios. “Com um bom sistema de gerenciamento e a eficientização do seu parque de iluminação pública, os prefeitos terão equacionado uma grande demanda de suas comunidades e terão um controle melhor dos recursos da COSIP”, diz Werther Brandão da Facilita Tech, empresa parceira do Espaço Inovar neste demonstrador.

“A tecnologia de demonstradores e showrooms utilizada no Espaço Inovar poderá ser adaptada e transferida para o nosso futuro Centro de Convenções, “vejo grande possibilidade de desenvolver algo semelhante em nosso centro com o foco no Turismo na região de abrangência do CIMAMS”, explicou Luiz Lôbo.

De grande proveito, a visita ao Parque Tecnológico da Bahia demonstra que a utilização de soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial, internet da coisas, e tecnologias móveis, dentre outras, está ao alcance do CIMAMS, e pode nos colocar na vanguarda, entre consórcios municipais brasileiros, na utilização de soluções digitais de alto impacto para as nossas cidades.