Últimas Notícias

Montes Claros – Secretária Municipal de Saúde descentraliza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais

Montes Claros – Secretária Municipal de Saúde descentraliza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais

Montes Claros – A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretária Municipal de Saúde, está capacitando todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. Antes, o serviço era centralizado no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CERDI) (Policlínica do Alto São João).

Capacitação das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF)
Capacitação das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Divulgação

 

A implantação dos testes rápidos na Atenção Básica faz parte de um conjunto de estratégias do Ministério da Saúde que tem por objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico e tratamento precoce.

Além do serviço oferecido pelo CERDI, que conta com equipe multidisciplinar composta de médicos, infectologista, biomédicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, agora o usuário vai poder procurar a ESF de referência para realizar o teste, além de fazer o tratamento, caso o diagnóstico seja positivo.

De acordo com Valéria Araújo, enfermeira e referência técnica dos testes rápidos da Atenção Primária, o serviço de descentralização teve início em 2019, com a implantação em 57 equipes de Estratégia de Saúde da Família mas, devido à pandemia, os treinamentos foram interrompidos.

Além de proporcionar mais qualidade de vida para o paciente testado positivo, o município vai poder controlar e monitorar melhor os números da sífilis, que tiveram um aumento significativo nos últimos tempos.