You dont have javascript enabled! Please enable it! PF investiga esquema de fraude em obras públicas no Norte de Minas | Jornal Montes Claros

PF investiga esquema de fraude em obras públicas no Norte de Minas
PF investiga esquema de fraude em obras públicas no Norte de Minas / Foto: PF Montes Claros

PF investiga esquema de fraude em obras públicas no Norte de Minas

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (14) uma operação para apurar suspeitas de fraude em processos licitatórios e desvio de recursos públicos destinados à recuperação de estradas rurais no município de Padre Carvalho, localizado no Norte de Minas Gerais.

Batizada de Operação Dolomita, a ação envolveu o cumprimento de mandados de busca e apreensão, bloqueio de bens e quebra de sigilos bancário, fiscal e digital. A investigação teve início em 2024, após denúncia anônima, e revelou indícios de irregularidades em contratos que somam mais de R$ 600 mil, sendo a maior parte proveniente de repasses federais.

Segundo os investigadores, uma empresa de engenharia teria sido favorecida nos certames, apesar de apresentar estrutura incompatível com a execução das obras. A firma não possui sede física funcional, conta com apenas um funcionário registrado e não dispõe de maquinário ou veículos adequados. Além disso, há indícios de que servidores e equipamentos da própria prefeitura tenham sido utilizados nas obras contratadas.

Um dos sócios da empresa ocupava, à época, cargo de confiança em uma associação envolvida no processo, o que levanta suspeitas sobre favorecimento indevido. O histórico da empresa também mostra alterações recentes em seu objeto social, passando a incluir atividades relacionadas a obras públicas.

A Justiça Federal autorizou medidas cautelares, incluindo o bloqueio de valores que totalizam R$ 605,5 mil. Os mandados foram cumpridos em cinco endereços: dois em Montes Claros, dois em São João da Lagoa e um em Padre Carvalho. Durante as diligências, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos, dinheiro em espécie, veículos, uma arma de fogo e munições.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como fraude em licitação e desvio de verbas públicas, previstos no Código Penal e na legislação específica sobre improbidade administrativa. As penas podem ultrapassar 18 anos de prisão.

O nome da operação faz referência à dolomita, mineral presente no cascalho utilizado em estradas da zona rural da região.

Jornal Montes Claros | Texto: Jornal Montes Claros – com informações da Polícia Federal Montes Claros

Seja Pareceiro MASTER do Jornal Montes Claros (CLIQUE AQUI)

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.