Últimas Notícias

Deputado Zé Silva é contra a privatização da EMATER – Minas Gerais

Deputado Zé Silva é contra a privatização da EMATER – Minas Gerais

Como extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-MG e Deputado Federal representante da agricultura familiar e dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Congresso Nacional, recebo com grande preocupação a notícia da proposta de privatização da Emater – MG, apresentada no Plano de Governo do candidato a Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Deputado Zé Silva
Deputado Zé Silva

 

O serviço de extensão rural é a única ligação entre o estado e o homem do campo que vive nos grotões de nossa Minas Gerais, muitas vezes isolado e sem esperança.

Tenho consciência da minha responsabilidade e como parlamentar orgulho-me da conquista de ter incluído a extensão rural e a agricultura familiar na pauta prioritária do Congresso Nacional, e de ter apresentado à Presidência da República a proposta de criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Privatizar a Emater ou transformar em Golden Share, compromete a identidade de uma empresa renomada, que sobreviveu as mais de sete décadas de historia e o resultado será o afastamento ainda mais do agricultor do estado e resultaria na fragilização de um serviço que precisa na realidade ser universalizado. Assim como a educação, saúde e segurança, a extensão rural precisa ser reconhecida como serviço essencial e política de estado, cuja gratuidade é prevista como princípio no artigo 3.II da lei 12.188 PNATER .

Presidi a Emater-MG, durante oito anos e por três mandados presidi Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, ex -secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais afirmo que há metodologia, ferramentas inovadoras de gestão capaz de garantir eficiência dos recursos públicos, mesmo em um Estado sucateado pelo governo atual.

Defendo o pertencimento da Emater-MG ao Governo do Estado para que os extensionistas rurais possam disponibilizar em nome do estado, a assistência técnica e extensão rural as famílias do campo em forma de conhecimento e a construção de esperança, que transformam os desafios em força para enfrentar as lutas diárias no campo.
Não a privatização da Emater – Minas Gerais

Deputado Federal – Zé Silva / Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural