NordVPN - A melhor oferta de VPN

Vaga no Bolso

Inicio » Política » Deputado Zé Silva é diplomado para o 3° mandato e reafirma compromisso com Minas Gerais

Deputado Zé Silva é diplomado para o 3° mandato e reafirma compromisso com Minas Gerais

Deputado Zé Silva é diplomado para o 3° mandato e reafirma compromisso com Minas Gerais

O deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) recebeu, na noite de quarta-feira (19) de dezembro, o diploma para exercer o terceiro mandato na Câmara Federal. O parlamentar foi reeleito com 109.330 votos distribuídos por 92% dos municípios mineiros. A solenidade, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), ocorreu no Palácio das Artes, no Centro da capital mineira.

Deputado Zé Silva é diplomado para o 3° mandato e reafirma compromisso com Minas Gerais

 

Para ele, o momento é de alegria e gratidão por mais essa conquista na vida pública. “Agradeço a Deus e o apoio fundamental da minha família, equipe e amigos. Vou continuar trabalhando para que os mineiros possam ter uma vida mais digna”, destacou Zé Silva.Agradeço especialmente a cada um dos mais de 109 mil mineiros e mineiras. Não pude estar em todos os municípios do estado, mas, à medida em que caminhava pelas cidades, pelos campos, pelas comunidades rurais, pelos distritos, fui ouvindo as lições e construindo as teses para ser um deputado não de uma cidade ou de uma região, mas de toda Minas Gerais. Sinto-me honrado por isso”, deputado Zé Silva

Zé Silva ressaltou que, nesses oito anos como parlamentar, tem trabalhado pelo processo de transformação do Brasil a partir da inclusão social e da garantia de direitos de cidadania, como saúde e educação de qualidade, cultura e infraestruturas produtivas para aqueles que vivem no meio rural.

Deputado Zé Silva é diplomado para o 3° mandato e reafirma compromisso com Minas Gerais

 

O parlamentar elencou algumas de suas bandeiras e conquistas, comentando que “o campo também nos ensina a abraçar outras causas, outras teses”. Entre elas estão:

– A gestão eficiente e a utilização eficaz dos recursos públicos, “para que não tenhamos tantas obras paradas no Brasil”;
– A defesa da revitalização dos rios, “porque, como um Moisés do Sertão, eu sei que água é vida”;
– A defesa dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, “porque eles são os extensionistas da saúde”;
– A defesa e aprovação de leis como a 13.606/2018, que permite que todos os produtores rurais brasileiros tenham o desconto de 40% do Funrural e os que não conseguiram quitar as suas dívidas tenham um desconto de até 95%;
– A possibilidade de os assentados de Minas Gerais, “que ficaram 15 anos na esperança sem receber a sua documentação, sem receber a dignidade e cidadania”, se transformarem efetivamente em agricultores familiares.
– Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) – fruto de uma proposta do deputado Zé Silva, apresentada e aprovada na Subcomissão de Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados e depois na Comissão de Agricultura, encaminhada à Presidência da República, que sancionou a criação da entidade em 2014.

Deputado Zé Silva é diplomado para o 3° mandato e reafirma compromisso com Minas Gerais

 

Biografia

O deputado Zé Silva é natural de Iturama, no Triângulo Mineiro, presidente estadual do Solidariedade em Minas Gerais, engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e especializações em Piscicultura, Solos e Meio Ambiente.

Presidiu a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de 2003 a 2010, período em que participou da equipe de formulação do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Também foi gestor do Programa Minas Sem Fome, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais e do Conselho Estadual de Política Agrícola.

Na Câmara dos Deputados, preside a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, integra a Frente Parlamentar da Agropecuária e Coordena a Comissão de Obras Paradas no Brasil. Foi o idealizador e primeiro presidente da Subcomissão de Agricultura Familiar e Extensão Rural da Câmaras. Atuou nas Comissões de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente, Comissão de Viação e Transportes, Finanças e Tributação e Educação.

Em 2005, foi eleito Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), onde atuou até 2010, liderando um amplo movimento nacional de renovação das diretrizes e gestão da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Para intercâmbio de conhecimentos e práticas extensionistas, organizou viagens de missões técnicas à França, Itália, Portugal, Algarve, Luxemburgo, Bélgica, Chile, Argentina e Peru para lideranças da extensão e parlamentares ligados ao setor.

Participou da gestão do Governo de Minas como Secretário de Estado Trabalho e Emprego, de fevereiro de 2013 a dezembro de 2013. Em 2014, foi nomeado Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado, quando organizou e liderou a construção coletiva do Planejamento Estratégico da Agropecuária Mineira, com horizonte de 2015 a 2030.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não ás pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *