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Mais saúde na alimentação: como montar uma dieta equilibrada

Mais saúde na alimentação: como montar uma dieta equilibrada

Em dúvida sobre como montar uma dieta equilibrada? Saiba que é mais fácil do que parece, e com algumas dicas, você terá mais saúde no seu prato! 

Mais saúde na alimentação: como montar uma dieta equilibrada

 

Tudo o que consumimos impacta na qualidade de nossa saúde. A frase “somos o que comemos” não foi criada e difundida à toa. De fato, a alimentação é um dos principais pilares para o bom funcionamento do corpo. O problema é que nem sempre é fácil se alimentar bem. Para te ajudar nessa tarefa, veja neste artigo como montar uma dieta equilibrada.

O que é uma dieta equilibrada?

Esse é o termo utilizado por médicos e nutricionistas para definir uma alimentação balanceada, ou seja, aquela que conta com todos os nutrientes que necessitamos para que nosso organismo opere em plena forma. O ideal é contarmos com alimentos com vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas, etc. Uma dieta equilibrada é responsável pela manutenção de peso e a prevenção de doenças, além de melhor desempenho energético.

Porém, alimentos ricos em nutrientes podem ser mais caros que o normal. O consumidor sempre pode buscar por promoções, como as ofertas Atacadão, e gastar menos nas compras. Assim, temos uma alimentação adequada e não sofremos com as contas.

Montando uma dieta equilibrada

Muita gente acredita que só tem uma dieta equilibrada quem consome produtos orgânicos no mercado. Sim, é inegável que alimentos sem agrotóxico são muito mais saudáveis, mas existem outras formas de melhorar a alimentação que não necessariamente tenha a obrigatoriedade de comprar frutas e verduras desse segmento.

Para montar sua dieta balanceada, tente dar preferência para os alimentos in natura e com o mínimo de processo industrial possível. Os alimentos muito processados passam por várias etapas de produção, para incluir açúcar, gorduras, sódio, corantes, conservantes e aromatizantes. Bolachas, salgadinhos, chocolates, balas, empanados de frango, salsichas, são bons exemplos dos alimentos processados que você deve ficar longe.

Mas o que tem que ter no cardápio ao longo do dia para que se tenha mais saúde no meu prato?

Alimentos integrais

Esse tipo de alimento é bem interessante em uma dieta balanceada porque é rico em fibras. As fibras são responsáveis por manter o bom funcionamento intestinal, além de aumentar a sensação de saciedade. São exemplos o arroz, a massa e os pães integrais, além de cereais como quinoa e aveia.

Muita gente argumenta que os alimentos integrais acabam sendo mais caros que os “normais”. Nesse caso, uma boa pesquisa pode fazer toda a diferença e você nem precisa sair de casa para descobrir as ofertas. Existem sites que disponibilizam catálogos online. Assim, o consumidor consegue acessar, por exemplo, o Assaí atacadista promoção e ir para as compras com foco na economia, sem abrir mão da dieta.

Carnes com pouca gordura

A carne vermelha é a paixão de centenas de brasileiros, especialmente no churrasco. Mas para o dia a dia, se possível, troque esse tipo de carne por opções brancas e com pouca gordura, como peixes e aves. Mas atenção: de nada adianta comer frango ao invés de carne bovina, se a ideia é comer frango frito. A opção grelhada ou cozida em frigideiras sem óleo faz mais sentido.

Um outro bom motivo para diminuir a carne vermelha da sua rotina vem de pesquisas cientificas, que apontam que o consumo sem moderação do alimento faz com que haja o aumenta a mortalidade por câncer, infarto e derrame em 13%.

Frutas são sempre bem-vindas

As frutas são alimentos com diferentes nutrientes que servem como um ótimo lanche ao longo do dia. Algumas delas contam com fibras, e a grande maioria tem uma parcela de água, que também é muito importante para o funcionamento do organismo. O Brasil é um dos poucos países do mundo capazes de produzir centenas de opções de frutas, o que possibilita que o consumidor tenha acesso à uma grande variedade durante todo o ano.

Dependendo da sua região e da época do ano, algumas frutas ficam um pouco mais caras. Mas é sempre bom acessar a página do Carrefour ofertas, com o catálogo virtual, para aproveitar as promoções, de acordo com o que é produzido em determinado período. Além disso, veja a compra de frutas como um investimento na sua saúde.

Novos hábitos, nova saúde

Existe uma visão equivocada de que montar uma dieta equilibrada é algo muito difícil. A verdade é que com passos simples e escolhas certeiras, o supermercado e a verdureira serão boas fontes de saúde para você e sua família. Comece essa revolução pelo seu bem-estar!

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