Últimas Notícias
Montes Claros - Festival Paralímpico reúne 300 atletas em Montes Claros
Montes Claros - Festival Paralímpico reúne 300 atletas em Montes Claros

Montes Claros – Festival Paralímpico reúne 300 atletas em Montes Claros

O Festival Paralímpico realizado ontem (24/09/2015), na Praça de Esportes, reuniu cerca de 300 participantes que disputaram dez modalidades esportivas. O evento foi promovido pela Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros – ADEMOC em parceria com a Secretária de Esportes do município. O Festival tem como intuito valorizar e incentivar a prática esportiva das pessoas com necessidades especiais.
 
Montes Claros - Festival Paralímpico reúne 300 atletas em Montes Claros
Montes Claros – Festival Paralímpico reúne 300 atletas em Montes Claros

.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!!!

.

Para o presidente da Ademoc, André Lúcio Guimarães, o Festival é uma forma de mostrar para sociedade que pessoa com deficiência também é capaz de disputar qualquer esporte. 

 
O associado da Ademoc, Welberth Guimarães ressaltou que o Festival tem um valor enorme para quem é deficiente. “Estamos mostrando para sociedade que somos normais e que podemos fazer qualquer coisa dentro das nossas limitações. Quando ficamos deficiente, no início nos sentimos incapazes, mas devemos sair da zona de conforto e provar para nós mesmos que somos vencedores”, pontuou Welbert que aos 23 anos de idade foi baleado durante um assalto e perdeu o movimento das pernas. 
 
Farlley Milioni é campeão brasileiro de jiu-jitsu pelos jogos Pan-Americano e também mundial Paralímpico, ele teve uma perna amputada devido a doença do câncer. “Incentivar o esporte é uma forma de inserir a pessoa deficiente na sociedade e mostrar que somos iguais e que podemos vencer. A minha vitória no Pan-Americano foi disputada com pessoas ‘normais’ e mesmo assim eu venci”, afirmou Farlley. 
 
.
.
A principal barreira que as pessoas deficientes enfrentam para praticar esporte, é encontrar locais adaptados para os treinamentos, que além da acessibilidade dos banheiros, o espaço deve ter adaptação para cada tipo de jogo. Mas de acordo com o Vereador Valcir Soares (PTB), essa realidade vai mudar com a construção do Centro de Iniciação Esportiva (CIE). A obra será construída nas imediações do bairro Delfino Magalhães, com  investimento de R$ 5 milhões. O CIE terá estrutura totalmente adaptada para pessoas com deficiência e composta por quadras, pista de atletismo, setor de arremesso de dardo e disco, e caixa de salto à distância e salto em altura, além de vestiário e área administrativa.  
.