Últimas Notícias
Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

Coluna da Jerusia Arruda – Contrariando a opinião

Coluna da Jerusia Arruda – Contrariando a opinião

CONTRARIANDO A OPINIÃO

Apesar de as pesquisas mostrarem uma rejeição da população ao governo, durante conversa no palácio do Jaburu, o presidente Michel Temer disse acreditar que o eleitor brasileiro está cansado da confluência de crises “e vai querer a continuidade, a manutenção do nosso programa de governo, que está recuperando a economia e a tranquilidade. Ninguém quer aventura”. De acordo com o presidente, a população vai votar na “segurança e na serenidade” em outubro, o que ajuda a desenhar o perfil dos candidatos à Presidência com chances de vitória.

CENÁRIO ECONÔMICO

Na manhã de domingo (14), o presidente Michel Temer se reuniu com ministros para avaliar o cenário econômico, as medidas para reduzir a inflação, a geração de empregos, além da reforma da Previdência.  Na semana passada, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota do Brasil e justificou a decisão, entre outros fatores, pela demora do país em implementar reformas estruturantes. Participaram do encontro os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco; da Fazenda, Henrique Meirelles; da Justiça, Torquato Jardim, e o subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, que substituiu o ministro Eliseu Padilha, que está de férias.

SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Cotado para compor dobradinha na corrida à sucessão presidencial nas próximas eleições, ao lado do governador Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não conta com a anuência do presidente Michel Temer, pelo menos nesse primeiro momento. Temer diz que prefere que o ministro continue na Fazenda a disputar a eleição. Ao que tudo indica, a simpatia do presidente está voltada para o deputado Rodrigo Maia junto com Alkmin.

SEM AVENTURAS

Mesmo contando com apoio do seu partido para ser candidato a presidente da República, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse em entrevista ao programa ‘Conexão Estadão’, da Rádio Eldorado, que só aceita entrar na disputa se perceber que não se trata de uma “aventura”. Maia ressaltou que os resultados das pesquisas de intenção de votos serão relevantes para a definição dos candidatos e que se o nome proposto não sair de 1% ou 2%, partidos vão buscar alternativa. De acordo com o parlamentar, o cenário está muito aberto e as pessoas estão especulando, mas a definição de nomes para compor chapas não é decisão simples, nem para ele, nem para o partido.

LAVAGEM DE DINHEIRO

Durante 11 anos, a Rede Lab-LD, composta por 58 laboratórios de tecnologia contra a lavagem de dinheiro, identificou ao menos R$ 44,43 bilhões originados de atividades com suspeita de irregularidades.

Por questões operacionais, o valor não inclui as iniciativas da Operação Lava Jato em Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro. Em 2017, quando se considera apenas o levantamento do primeiro semestre, 77 políticos tinham sido identificados como envolvidos nas negociatas. Os nomes deles não foram revelados. A Rede Lab-LD surgiu em 2006, por iniciativa de uma meta da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção à Lavagem de Dinheiro, maior fórum de órgãos públicos e empresas na prevenção e repressão aos crimes de colarinho branco no país. À época, era apenas um laboratório no Ministério da Justiça.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda