Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Novo aplicativo de voz promete entreter crianças entediadas

Novo aplicativo de voz promete entreter crianças entediadas

Um novo aparelho chega ao mercado com a promessa de entreter as crianças que se sentirem entediadas. O brinquedo – que é a junção do alto-falante controlado por voz Echo Dot com o aplicativo digital Alexa – conta piadas de acordo com o humor dos pequenos e ainda pode ensiná-los boas maneiras. 

O Alexa será lançado pela Amazon no próximo dia 9, mas ainda não tem previsão para chegar ao Brasil
O Alexa será lançado pela Amazon no próximo dia 9, mas ainda não tem previsão para chegar ao Brasil

 

Cada aparelho vai custar a bagatela de US$ 80 (cerca de R$ 278). O lançamento acontece no dia 9 de maio, pela Amazon, uma empresa de Jeff Bezos, considerado o homem mais rico do mundo.

Quando se sentirem entediadas, as crianças podem apenas dizer “Alexa, estou entediado”, que o brinquedo dá uma sugestão de acordo com cada idade, como cantar uma música ou ouvir uma piada.

O aparelho ainda vem com o “FreeTime on Alexa”, que permite aos pais desligar a compra por voz, filtrar músicas com palavrões que seus filhos possam transmitir e estabelecer limites de tempo para impedir que elas interajam com o dispositivo em horários inadequados.

O crescimento da tecnologia durante a infância deve acender o alerta de pais e responsáveis, afirma a psicóloga Renata Franco. “A tecnologia contribuiu radicalmente para a mudança no comportamento infantil. O que se vê hoje é uma legião de crianças isoladas em seus ‘mundinhos’, entretidas com aplicativos eletrônicos e desinteressadas pelas coisas reais”, afirma.

A também psicóloga Bianca Castro explica quais são os principais impactos. “Tem havido aumento grande do egoísmo e declínio da empatia entre os mais jovens. Embora não possamos atribuir uma relação direta com a tecnologia, é nítido que o surgimento de novas mídias e o maior alcance junto à cultura popular trouxeram prejuízos”, expõe.

Renata aponta que deve haver limites sempre. A criança precisa saber que existem regras e horários para uso. Não leve à mão da criança cada tecnologia nova lançada”, diz.Em nota, a Amazon afirmou que “experiências de voz são importantes para conectar crianças e famílias”, bem como “quanto mais usarem, mais espertas as crianças ficarão”.

Alerta. “Quando a criança está  entretida com a tecnologia, ela não quer saber o que acontece a seu redor. Se ela não desenvolve a relação interpessoal, pode se tornar um indivíduo inseguro e despreparado para enfrentar pressões e situações adversas”, afirma Bianca Castro.

App também ensina boas maneiras

Além do entretenimento, o Alexa está programado para ensinar boas maneiras às crianças. Por exemplo, quando uma delas pedir ajuda para resolver um problema de matemática exibindo boas maneiras – “Alexa, por favor, me diga quanto é cinco mais sete” –, a voz dentro do Echo Dot não apenas fornecerá a resposta certa, mas adicionará um reforço positivo: “a propósito, obrigada por perguntar com educação”.

A empresa tem usado a tecnologia Alexa e os alto-falantes Echo para aprofundar seu alcance nas residências dos clientes o mais cedo possível. Os dispositivos também podem ser usados para definir alarmes, termostatos e luzes ofuscadas via comando de voz, bem como fazer compras.

A multinacional americana disse, em comunicado à imprensa, que não há previsão de lançamento no país e nem de versões em português.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *