Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Mais Seções » Ciência » Cães de pelagem branca necessitam de cuidados especiais, entenda

Cães de pelagem branca necessitam de cuidados especiais, entenda

Cães de pelagem branca necessitam de cuidados especiais, entenda

Tanto a pele quanto o pelo desses animais precisam de atenção redobrada

Cães de pelagem branca necessitam de cuidados especiais, entenda

Que o cachorro é o melhor amigo do homem todo mundo já sabe, mas você sabia que exemplares totalmente brancos precisam de cuidados diferenciados? E esse cuidado não tem a ver apenas com uma limpeza adequada, já que, por conta da cor, esses animais tendem a ficar sujos mais facilmente.

Assim como o seres humanos, os cães com pelagem mais clara possuem menos melanina — pigmento que dá cor à pele, ao cabelo, aos pelos e aos olhos, e protege contra os raios ultravioletas.

Além do mais, é preciso diferenciar os cachorros que são verdadeiramente brancos daqueles que são albinos, já que estes também necessitam de cuidados especiais, como veremos a seguir.

Diferença entre branco e albino

Antes de qualquer coisa, é preciso distinguir os cães de pelagem branca daqueles que são albinos, para só então saber quais os cuidados que devem ser tomados para cada tipo de animal.

Tal como no ser humano, o albinismo é uma alteração genética caracterizada pela ausência total ou parcial de tirosinase, enzima relacionada à produção de melanina. Como já foi dito, essa última é responsável pela pigmentação e proteção aos raios solares.

Além da pelagem clara, outra característica própria do albinismo em cachorros é a coloração diferenciada também nos olhos e focinho do animal. Geralmente, essas partes, que são mais escuras em cães normais, aparecem numa coloração rosada.

Essa condição genética faz com que o animal fique propenso a queimaduras e tumores, a problemas de visão e até a cegueira, bem como, a ter fotofobia, isto é, sensibilidade à luz.

Há ainda os cães que são parcialmente albinos, já que possuem menos melanina se comparados aos cães sem essa anomalia, mas que têm uma sensibilidade ao sol um pouco menor.

Na dúvida, o veterinário é a pessoa ideal para identificar se seu cãozinho tem ou não essa condição genética.

Cuidados com os cães albinos e de pelagem clara

Tanto os cães de pelagem clara quanto os albinos não devem passear durante períodos em que a radiação solar está mais forte. Portanto, os melhores horários para sair com eles são no início do dia, ao final da tarde e à noite.

Segundo o médico-veterinário Manrique Cardoso, o uso do protetor solar é um cuidado necessário para todos os tipos de cães, em especial para os de pelagem branca e os albinos. A dica é passá-lo nas áreas com menos pelos, como focinho, orelhas, barriga e ao redor dos olhos.

O uso de xampus específicos para a pelagem mais clara é outro cuidado que deve ser adotado, já que eles vão ajudar a manter o branco dos pelos e evitar as temíveis manchas amareladas.

Uma alimentação balanceada é outro fator para deixar os pelos do seu cãozinho brilhantes e fortes. Isso, é claro, de acordo com as orientações do seu veterinário, que vai avaliar conforme a idade, porte e raça do animal.

Manter a hidratação em dia também ajuda, já que a falta de água pode afetar consideravelmente o seu organismo. Por isso mesmo, deixe sempre água fresca e limpa disponível na tigela do seu cão.

Alergias e irritações

Devido à maior sensibilidade da pele, os cães claros e albinos são mais propensos ao desenvolvimento de alergias e irritações. Fique atento no caso de aparição de incômodos e erupções ao longo da pelagem.

Nesses casos, o veterinário poderá indicar produtos para acalmar a pele, tais como sabonetes específicos e até antialérgicos.

Com todos esses cuidados, com certeza, o seu amigo canino vai ter uma pelagem clara, limpa e, sobretudo, saudável.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *