Últimas Notícias
Bebê deitado em berço

É necessário usar mosquiteiro no berço?

Quando muitos casais se tornam pais pela primeira vez, não sabem como proteger a criança do ataque dos mosquitos à noite. Veja como o mosquiteiro pode ser eficaz!

O berço deve ser um lugar seguro em todos os sentidos para o bebê. Um item que não pode faltar é o mosquiteiro. O mosquiteiro amplia a proteção da criança contra insetos e mosquitos.

No entanto, alguns cuidados são importantes.

Mosquiteiro para berço: por que usar?

Não se trata de um item obrigatório, mas claro que, em lugares onde haja maior proliferação de mosquitos e insetos, um bom mosquiteiro ajuda a proteger a criança contra picadas de mosquitos, como o da dengue.

Regiões como a Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde o clima é mais quente, geralmente sofrem com maior incidência de mosquitos à noite. Por isso, o mosquiteiro é sempre de grande valia.

Tipos de mosquiteiro

Existem mosquiteiros disponíveis no mercado com diferentes tipos de tecido e que ajudam a proteger os bebês à noite e durante o dia.

Mosquiteiro de poliéster

Bastante utilizado em mosquiteiros do tipo “tela”, as fibras de poliéster são bastante agrupadas e dificultam a entrada de insetos, mesmo os mais pequenos.

Mosquiteiro em “voil”

Com um tom transparente e meio esbranquiçado, o mosquiteiro em “voil” também possui fibras que unidas apresentam um caimento de tecido. O material impede a entrada de qualquer inseto.

A vantagem com relação ao mosquiteiro de poliéster é que no verão o material não esquenta tanto o berço, por ser mais leve.

Mosquiteiro em “tule”

Esse tecido lembra bastante o tecido dos vestidos das noivas. Os fios são bastante emaranhados. A rede, desta forma, impede a entrada de insetos.

O tule é ainda mais leve que o “voil” e portanto, ajuda a proteger sem tornar o berço do bebê um ambiente muito quente em épocas de verão.

Mosquiteiro Dossel

Preso por uma haste fixada na cabeceira do berço, o mosquiteiro Dossel cobre todo o cantinho do bebê no berço. O Dossel nada mais é do que uma estrutura armada no próprio berço e que serve de apoio para o mosquiteiro.

Vale lembrar que além de proteger a criança, o mosquiteiro tipo “Dossel” ainda dá um charme para o quarto do bebê.

Cuidados com o mosquiteiro

É preciso higienizar sempre que possível o mosquiteiro, com cuidado, para que não haja qualquer tipo de rasgo no tecido.

Para instalá-lo, por exemplo, vale levar em consideração as recomendações do fabricante. O mosquiteiro que é afixado, geralmente é um dos mais vendidos. Contudo, para outros modelos, é ideal seguir o manual à risca.

Já comentamos as formas que o mosquiteiro para berço pode ser afixado, mas é fundamental fazer uma instalação segura.

Muitos berços já trazem um acessório firme de madeira, que permite fixar o mosquiteiro por cima protegendo a criança enquanto ela dorme.

Quanto ao tecido, os materiais mais leves são sempre os mais recomendados pelos pediatras. O tule, por exemplo, é um tecido que não traz risco de asfixia e mantém o berço com temperatura agradável, uma vez que não impede o ar de entrar.

Como cuidar da higienização do mosquiteiro?

Quanto mais uso tiver o mosqueteiro, maior poeira o tecido vai acumular. O ideal é que os pais tenham ao menos três mosquiteiros de reserva, para realizar a troca dos mesmos ao menos uma vez por semana.

Desta forma, torna-se possível lavá-los e deixá-los secando sem qualquer preocupação. Também é importante tomar cuidado ao lavá-los, para que o menor atrito não rasgue o tecido.

Embora os mosquiteiros não sejam obrigatórios, são sempre uma opção quando os pernilongos e outros mosquitos não deixam a família em paz. Proteção nunca é demais.