Últimas Notícias
Homem fotografa algo

Carreira de fotógrafo: vale a pena?

De antemão, uma das profissões que mais vem crescendo nos últimos anos é a de fotógrafo. Afinal, seja para realização de campanhas publicitárias ou para uma sessão de fotos de casamento, o papel exercido por esse profissional é de extrema importância.

Mas, se para alguns a fotografia não passa de um hobbie, será que realmente vale a pena investir nessa carreira? e como funciona o mercado para quem está começando?

Fique com a gente até o final desse texto e descubra a resposta para esses e outros questionamentos.

Quais as principais atribuições de um fotógrafo profissional?  

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o trabalho do fotógrafo profissional vai muito além das fotos tiradas nos eventos que ele participa.

Realizar um estudo prévio do ambiente onde o trabalho será produzido também faz parte das suas incumbencias. Dentre algumas das qualidades inerentes a esse profissional, podemos citar:

  • Adequar os elementos do ambiente de acordo com o escopo fornecido pelo cliente;
  • Saber exatamente qual o melhor equipamento para cada tipo de projeto;
  • Adaptar a iluminação durante os ensaios;

Entre outros.

Por fim, estar atento aos principais lançamentos de software de edição de imagens e aprender a trabalhar com eles, pode se transformar num diferencial competitivo.

Mercado de fotografia para quem está começando 

Assim como em toda profissão, o caminho a ser trilhado até que se chegue ao sucesso tende a ser mais difícil no começo. Desse modo, é provável que no seu início de carreira, você tenha dificuldades para encontrar trabalhos e, acima de tudo, trabalhos que paguem bem.

Entretanto, esse mercado costuma ser bastante generoso com aqueles que persistem na profissão e adquirem experiência com o tempo. Para se ter uma ideia, dependendo da área de atuação, um fotógrafo pode chegar a ganhar até R$ 9.000,00 – isso sem contar os trabalhos “freelas” que são feitos esporadicamente.

Dito isso, caso decida levar a atividade para a sua vida, o recomendado é que você ofereça seus serviços por um preço mais acessível ou até mesmo de forma gratuita. Isso te ajudará a construir seu portfólio e a ganhar mais maturidade.

Após esse período, é possível que seus serviços passem a ser recomendados para outras pessoas e você comece a formar suas primeiras carteiras de clientes.

Quais áreas seguir em fotografia?  

Conforme vimos no texto, esse mercado pode ser bastante lucrativo para aqueles que se dedicam inteiramente ao ofício. Porém, a fotografia oferece diferentes opções de carreira, cabendo a você decidir a que melhor se adequa ao seu estilo. Vamos a elas:

Fotografia de produto 

Essa categoria está mais relacionada às agências de publicidade, que contratam os fotógrafos para tirarem fotos de determinados produtos. Algumas agências exigem que o profissional tenha experiência em marketing e peças publicitárias.

Fotojornalismo 

Aqui, o fotógrafo ficará responsável por acompanhar os jornalistas diariamente e tirar fotos dos acontecimentos. Normalmente, as fotografias tiradas servirão para ilustrar matérias impressas e/ou digitais. Ser diplomado em fotografia e comunicação pode ser um diferencial.

Fotografia de eventos

Também conhecido como fotografia social, essa categoria é certamente uma das mais requisitadas da área. Dentre os principais eventos a serem fotografados, podemos listar os seguintes:

  • Festas de casamento;
  • Festas infantis;
  • Festas Teens;
  • Festas de 15 anos;
  • Confraternizações nas empresas;
  • Chá de bebê;
  • Colação de grau.

Você ainda pode diversificar os seus serviços e criar pacotes mais vantajosos. Por exemplo, ao invés de fotografar somente a festa de casamento, inclua no pacote o ensaio dos noivos.

Fotografia infantil

Se você se relaciona bem com crianças, a fotografia infantil pode ser uma excelente escolha. Contudo, essa categoria exige que o fotógrafo tenha bastante jogo de cintura, vez que fotografar crianças não é uma tarefa fácil. Em suma, caso opte por seguir carreira nessa área, você será solicitado nos seguintes eventos:

  • Festa de crianças;
  • Mesversários;
  • Smash The Cake;
  • Ensaios de fotos com recém-nascidos;
  • Entre outros.

Fotografia gastronômica 

Por último, temos o mercado gastronômico, focado única e exclusivamente na fotografia de alimentos. Seu papel será capturar imagens ricas em detalhes, capazes de despertar o desejo das pessoas em querer provar determinada comida. Fora isso, estudar os principais conceitos de food stylist pode te ajudar a tirar fotos mais atraentes e persuasivas.

E então, gostou do conteúdo? Deixe nos comentários a sua opinião sobre a carreira de fotografia e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais.