Além do ProUni e do FIES, existem outros programas que facilitam a entrada de estudantes em Instituições de Ensino particulares. Neste artigo, vamos falar sobre a Bolsa Universidade, um programa feito para os alunos que moram na cidade de Manaus (AM) ou no estado de São Paulo.
O que é a Bolsa Universidade?
A Bolsa Universidade é um convênio criado pelo governo e por diversas instituições de ensino superior, com o propósito de oferecer bolsas de estudos para diferentes faculdades particulares. O programa pode cobrir 50%, 75% ou até 100% do valor total da mensalidade.
Para adquirir este benefício, a pessoa interessada deverá atuar como educador universitário em qualquer escola que ofereça o programa Escola da Família, evento que ocorre aos sábados e domingos para comunidades carentes.
Como educador, algumas das atividades que o estudante realizará na instituição pode estar em alguma destas modalidades: cultura, esporte, trabalho e saúde. A carga horária é de 8 horas por final de semana, realizada no sábado ou no domingo.
Inscrições para a Bolsa Universidade
Para se candidatar, o aluno deve estar matriculado em uma instituição de ensino participante do programa, ter disponibilidade para trabalhar no Programa Escola da Família, não possuir diploma universitário e não participar de outro programa governamental, como FIES ou ProUni.
A inscrição é realizada pela internet, nos sites oficiais (que terminam com .gov.br). Para realizar o seu cadastro, basta acessar a página referente e seguir o passo a passo:
- Acesse o site oficial e acompanhe a abertura das inscrições;
- Confira se você se encaixa em todas as normas e critérios de inscrição apresentados;
- Inscreva-se no prazo estabelecido e aguarde o contato para apresentar a sua documentação;
- Atente-se para não perder nenhum prazo;
- Siga os procedimentos para comprovação. Obs: Pode ser que você seja chamado para entrevistas;
- Aguarde o resultado e a chamada final.
Documentos para obtenção da Bolsa Universidade
Se você for aprovado, é preciso se direcionar à diretoria de ensino indicada na inscrição dentro do prazo estipulado e levar os seguintes documentos originais com uma cópia:
- RG;
- CPF;
- Título de eleitor e último comprovante de votação;
- Certificado de Reservista;
- Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio;
- Atestado de matrícula com todas as informações do curso e da instituição de ensino superior;
- Protocolo de inscrição do Programa Escola da Família;
- Comprovante de residência;
- Comprovantes de despesas;
- Comprovação de renda familiar;
- Recibo de pagamento do último aluguel ou de financiamento de imóvel (se houver);
- Declaração assinada pelo candidato afirmando não participar de nenhum outro financiamento estudantil custeado pelo governo.
Chegou a hora de aproveitar as oportunidades da bolsa universitária e conquistar uma vaga num curso de nível superior!