Inicio » Mais Seções » Ciência » Sonda MAVEN chegará à órbita de Marte na segunda-feira

Sonda MAVEN chegará à órbita de Marte na segunda-feira

A sonda americana Maven chegará à órbita de Marte na madrugada da próxima segunda-feira com a missão de descobrir o que levou o planeta a perder grande parte de sua atmosfera no passado.

Sonda MAVEN chegará à órbita de Marte na segunda-feira
Sonda MAVEN chegará à órbita de Marte na segunda-feira

Após uma viagem de dez meses e 711 milhões de quilômetros, ao custo de 671 milhões de dólares, Maven (Mars Atmsosphere and Volatile Evolution) entrará na órbita de Marte à 01H50 GMT de segunda-feira (22H50 Brasília de domingo), dia 22 de setembro.

“Até agora, o funcionamento da sonda e de seus instrumentos está bem”, disse David Mitchell, do centro Goddard de voos espaciais da NASA e responsável pelo projeto Maven.

Uma vez na órbita provisória, começará um período de cinco semanas para a calibragem dos instrumentos da Maven. Em seguida, a sonda entrará em uma órbita elíptica definitiva de quatro horas e meia, que lhe permitirá realizar observações de todas as latitudes e camadas da atmosfera superior de Marte, com altitude variável de 150 km a 6.000 km.

“A Missão Maven tratará de responder de onde veio toda a água que havia em Marte em um passado distante, assim como o dióxido de carbono (CO2)”, disse Bruce Jakosky, da Universidade do Colorado e principal cientista do projeto.

“Estas são questões importantes para se compreender a história de Marte, de seu clima e da possibilidade de vida, ao menos de vida microbiana”. Maven conta com oito instrumentos, entre eles um espectrômetro de massas para determinar as estruturas moleculares dos gases atmosféricos, e um sensor SWEA (Solar Wind Electron Analyzer), que analisará o vento solar.

A sonda de 2,45 toneladas foi lançada em novembro de 2013 de Cabo Cañaveral, Flórida.

AFP

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).