Inicio » Nacional » Brasil – Sistema Cantareira fica abaixo de 6%

Brasil – Sistema Cantareira fica abaixo de 6%

O nível do sistema Cantareira voltou a cair nesta segunda-feira (6). De acordo com o boletim divulgado nesta manhã pela Sabesp, o manancial opera com 5,8% de sua plena capacidade.

Brasil - Sistema Cantareira fica abaixo de 6%
Brasil – Sistema Cantareira fica abaixo de 6%

A situação é a mais crítica da história, segundo levantamento da companhia. Para se ter uma ideia, no ano passado no mesmo dia, o volume armazenado era de 40,1%. Nesta segunda, a Sabesp deve entregar à ANA (Agência Nacional de Águas) o novo plano de operação do Cantareira.

O plano, que traz a estratégia prevista até o final de abril do ano que vem, foi a condição imposta pela agência para avaliar a autorização do uso da segunda cota do chamado volume morto (água que fica abaixo do nível de captação por gravidade).

A expectativa da Sabesp agora é usar mais 106 milhões de metros cúbicos na nova reserva técnica. Segundo o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, a primeira cota da reserva técnica do Sistema Cantareira deve se esgotar no dia 21 de novembro.

Desde maio, o abastecimento da região metropolitana de São Paulo é feito com o uso da reserva técnica conhecida como volume morto. Esse recurso entrou em operação em 16 de maio, quando o volume útil tinha baixado para 8,2%. Naquele período, houve acréscimo de 18,5% na oferta, o equivalente a 182,5 bilhões de litro.

Folhapress

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).