Inicio » Mais Seções » Curiosidades » Para parecer jovem, no Japão, a moda é ter dentes tortos!

Para parecer jovem, no Japão, a moda é ter dentes tortos!

Japoneses acreditam que dentes encavalados dão um ar mais “juvenil” para as mulheres e já tem até clínica especializada no país para entortá-los.

Enquanto por aqui as pessoas gastam fortunas em busca de dentes brancos e perfeitos, no Japão as mulheres estão procurando clínicas odontológicas para entortar seus dentes. Segundo o jornal americano NY Daily News, ter dentes encavalados dá um ar mais “juvenil”, deixando-as mais bonitas.

Para Emílio Carlos Zanatta, cirurgião-dentista especialista em prótese dentária, é complicado julgar o que é bonito ou não. “Isso é complexo, pois é uma questão que aborda inclusive aspectos culturais de todo o povo, ainda que padrões de beleza possam ser estudados pela matemática, certas diferenças na anatomia, ainda que fora de padrões estabelecidos ao longo do tempo, podem certamente ser classificados como atraentes. O que é atraente, não necessariamente é a perfeição como forma e função”, diz o especialista.

A cantora Tomomi Itano foi uma das primeiras a lançar moda do sorriso desalinhado, inspiração para que mulheres japonesas procurem tratamentos que entortem os dentes Foto: Getty Images
A cantora Tomomi Itano foi uma das primeiras a lançar moda do sorriso desalinhado, inspiração para que mulheres japonesas procurem tratamentos que entortem os dentes
Foto: Getty Images

Pelo visto é exatamente esse o pensamento sobre estética bucal dos japoneses. Não é à toa que personalidades bastante conhecidas no país, como as cantoras Mika Sugisaki e Tomomi Itano, que têm dentes bem desalinhados e caninos projetados para frente, fazem o maior sucesso e são tidas como musas da beleza.

Tratamento para entortar os dentes
Por isso que, quem não teve a “sorte” de nascer com os dentes desalinhados no Japão, está recorrendo a tratamentos estéticos especializados para entortá-los. Ainda segundo o jornal, um dos tratamentos, chamado Yaeba, consiste em alongar os caninos das mulheres por meio de próteses, dando a impressão de que os dentes estão encavalados (o que resulta em um efeito vampiresco). “O bom desse tratamento é que se a pessoa se arrepender, ela pode retirar as próteses”, diz Juliana Barreto, dentista da Sorridents.

Porém, segundo a especialista, é preciso ter cuidado com alterações exageradas na estética dos dentes, principalmente quando são feitas para deixar os dentes desalinhados. “A posição incorreta dos dentes é capaz de alterar as funções mastigatórias, de deglutição, fala, respiração, sono, além de provocar doenças dentárias como gengivites e cárie, devido a dificuldade para higienizar os dentes, o que favorece o acúmulo de tártaro e a doença periodontal”, diz Juliana.

Aparelhos falsos
Embora ainda não seja possível encontrar esse tipo de tratamento aqui no Brasil, já existem no país algumas modas estéticas que podem trazer problemas para a saúde bucal. A utilização de aparelhos falsos que encantam os jovens com seus diversos modelos e cores é uma delas.

“O principal problema é que a maioria desse aparelho acaba prejudicando a dentição dos jovens fazendo com que futuramente seja realmente necessário usar aparelhos verdadeiros. Os danos gerados pelo uso desses aparelhos falsos podem ser irreversíveis, causando a perda de alguns elementos dentários e necessitando de implante ou prótese para sua reabilitação”, diz Juliana.

“Intervir em um dente representa intervir diretamente em todo o indivíduo sem exageros. Fazer isso sem critérios ou mesmo visando apenas a estética de modismo poderá resultar em disfunções importantes e até irreversíveis no sistema mastigatório e em áreas da saúde”, diz Emílio.

Agência Beta

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).