Inicio » Internacional » Grupo EI paga até US$ 10 mil a seus recrutadores, diz ONU

Grupo EI paga até US$ 10 mil a seus recrutadores, diz ONU

O grupo Estado Islâmico (EI) paga aos seus recrutadores até 10 mil dólares por cada novo miliciano que se une à organização para lutar na Síria e no Iraque, afirmaram nesta sexta-feira especialistas da ONU em um relatório publicado na Bélgica.

Perfil dos combatentes é diverso, mas a idade média está em torno dos 23 anos e cada vez há mais mulheres que decidem partir
Perfil dos combatentes é diverso, mas a idade média está em torno dos 23 anos e cada vez há mais mulheres que decidem partir

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Elzbieta Karska, que lidera uma unidade da ONU que estuda o problema dos combatentes estrangeiros que viajam a zonas de conflito, afirma que o grupo EI está utilizando as redes sociais e as conexões informais e familiares para recrutar novos jihadistas.

Os intermediários, que em muitos casos estão na Síria, “obtêm um pagamento em função do número de pessoas recrutadas e se uma destas pessoas depois se casa”, afirmaram os especialistas da ONU em um relatório preliminar publicado na Bélgica, o país europeu mais afetado por este fenômeno.

“Se for alguém muito formado como um especialista em informática ou um médico, então pagam mais”, disse na coletiva de imprensa Karska. “O que soubemos é que os recrutadores recebem de 2 mil, 3 mil, a 10 mil dólares dependendo de quem for captado”, disse o advogado, que advertiu que estas conclusões são preliminares.

O perfil dos combatentes é diverso, mas a idade média está em torno dos 23 anos e cada vez há mais mulheres que decidem partir. As motivações são variadas, desde a “convicção religiosa”, os “motivos humanitários” ou inclusive “a busca de aventuras”. O perfil não corresponde sempre às pessoas com subempregos. “Muitas têm uma boa situação econômica”, afirma Karska.

Da AFP

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).