Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

FOBIA POLÍTICA
Que a Operação Lava-Jato constitui um divisor de água entre o ontem, o hoje e o amanhã, e que existe a expectativa de que o País entrará nos eixos, isso a população não tem dúvida. Pelo menos haverá um freio nos escândalos de corrupção. Este é o ponto positivo. O que considero de negativo é o que podemos chamar de “fobia política”, onde o festival de denuncismo contra políticos passou a ser uma regra e não uma exceção, nos levando a acreditar na necessidade de uma reciclagem no judiciário de forma a permitir uma simetria em decisões. Para se ter ideia, hoje tem sido comum representantes da área de segurança ou do Ministério Público ingressarem com denúncias no judiciário, independentemente de prova material, já sabendo que será acatada. O triste é que, socialmente, as pessoas estão sendo condenadas por antecedência e não adianta posteriormente a absolvição jurídica. Aliás, temos que deixar de lado a hipocrisia e entender que o Congresso Nacional tem sim que votar leis que evitem o estrelismo, o excesso e os abusos cometidos pelos próprios guardiões da Lei que hoje se acham donos da verdade.

A HONRA DA MEDALHA
Nas vésperas da Câmara de Montes Claros votar o nome do cidadão ou cidadã que receberá a principal comenda do município, a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, não tem como deixar de falar no assunto. Comentamos na ocasião que a referida medalha havia perdido o seu brilho, apesar do valor sentimental – e financeiro, já que é cunhada em ouro. A referência é pelo fato de ter sido transformada em objeto de disputa e afronta política. Aliás, transformaram o assunto em novela em que já sabemos o resultado do último capítulo. Apenas jogo de cena. Nos bastidores já bateram o martelo. Vale lembrar que a comenda é entregue no dia 3 de julho, quando se comemora o aniversário da cidade.

COMISSÃO DA MEDALHA
Até o fechamento da coluna, o presidente da Câmara de Montes Claros, vereador José Marcos Martins de Freitas, conhecido como Marcos Nem (PSD), ainda não havia nomeado a comissão que analisará a indicação do nome que receberá a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. Desta forma, tudo leva a crer que a votação em relação ao nome só deve acontecer na próxima terça-feira (28).

TAIOBEIRAS
Em pleno mês de junho, a população de Taiobeiras já começa a se preocupar com o problema da falta de água. Informação que vem do município dá conta de que a Copasa já abriu a tubulação da soleira de Catanduva, levando a população a depender da referida reserva. Enquanto a população começa a viver o drama, antes do tempo, políticos que sempre viveram em torno de discurso e promessa continuam fazendo reuniões e garantindo a conclusão da chamada barragem de Berizal.

CORPO A CORPO
Por ocasião do lançamento oficial da 42ª Expomontes, no último sábado (18), no Parque de Exposição João Alencar Athayde, o que mais chamou a atenção foi o corpo a corpo feito junto aos convidados pelos deputados federais Humberto Souto e Jairo Ataíde. Aliás, também chamou a atenção o fato de os dois permanecerem durante todo o tempo em pontos opostos e sequer se cumprimentaram.

HUMBERTO SOUTO
Conversando com o ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito de Montes Claros pelo PPS, Humberto Souto, este informou que ainda não definiu quem será seu companheiro de chapa, já que vem conversando com outras agremiações. Afirmou que já está definido que o ex-prefeito Athos Avelino (Rede) é o seu “plano B” como candidato a vice. Entre os dois tudo conversado, segundo Souto.

JAIRO ATAÍDE
O ex-prefeito e ex-deputado federal Jairo Ataíde foi outro que procurou este jornalista para afirmar de forma categórica que é candidato a sucessão municipal em Montes Claros este ano, e que está conversando com vários partidos buscando composição. Mesmo não tendo comentado sobre o assunto, é fato de que Jairo também aguarda uma definição da situação do prefeito afastado Ruy Muniz.

NOVO DIRETOR DO DNOCS
Tenho recebido constantes e-mails de leitores querendo saber o nome do novo diretor do Dnocs em Minas Gerais. Na semana passada divulgamos que o responsável pela indicação é o deputado federal Toninho Pinheiro (PP) e que o nome já foi encaminhado para o Ministério da Integração Nacional. A expectativa é de que ainda este mês aconteça a publicação. Para orientar o leitor, citamos que o escolhido é de Montes Claros e tem ligação com a agremiação em questão. Por solicitação da fonte, vamos aguardar de um a dois dias, para divulgar o nome. O que posso adiantar é que ele faz parte do ‘mundo político regional’, com capacidade técnica e que tem ótimo relacionamento com toda classe política do Norte de Minas.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).