Últimas Notícias
Cartunista Renato Machado buscou inspiração em personagens fictícios e em pessoas reais
Cartunista Renato Machado buscou inspiração em personagens fictícios e em pessoas reais

Jornalista cria jogo de cartas inspirado na operação Lava Jato

Jornalista cria jogo de cartas inspirado na operação Lava Jato

Já imaginou ter a oportunidade de prender aquele político ou empresário criminoso envolvido em corrupção, lavagem de dinheiro, obstrução da Justiça ou caixa 2? Essa é a premissa de um jogo de cartas inspirado na operação Lava Jato que vai ser lançado neste domingo (28/05/2017).

 

Cartunista Renato Machado buscou inspiração em personagens fictícios e em pessoas reais
Cartunista Renato Machado buscou inspiração em personagens fictícios e em pessoas reais

 

Criado pelo jornalista Luiz André Alzer e com ilustrações de Renato Machado, o jogo tem 72 cartas, sendo 36 de “réus” e 36 de “decisões da justiça”. Cada partida pode ser disputada por até quatro jogadores. Vence quem prender o maior número de investigados.

As cartas dos “réus” são caricaturas de políticos e empresários que figuram constantemente no noticiário político e estão implicados de alguma forma na Lava Jato. Alguns deles, inclusive, já foram condenados e presos, como é o caso do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

As figuras não acompanham os nomes dos verdadeiros investigados. Mas as caricaturas trazem referências claras aos envolvidos na Lava Jato, seja pela representação de algum atributo físico ou algum objeto associado à pessoa.

O empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, por exemplo, pode ter sido representado em uma carta de um homem de terno segurando um espeto e uma faca de churrasco. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve ter inspirado uma carta na qual figura uma pessoa de barba branca e boné vermelho.

FOTO: REPRODUÇÃO/SITE EXTRA
Carta jogo Lava Jato
Veja uma das 36 cartas dos “reús” do jogo da Lava Jato

As cartas das “decisões da Justiça” são as responsáveis por movimentar o jogo. Elas trazem termos que ficaram popularmente conhecidos por causa da Lava Jato como “delação premiada”, “foro privilegiado” e “condução coercitiva”.

As cartas e instruções do jogo virão encartadas na edição deste domingo (28) do jornal Extra, do Rio de Janeiro. Ao site do jornal, o jornalista criador do jogo afirmou que existe a possibilidade de o jogo ser lançado futuramente em outros estados.